1 de abr de 2010

Formatação de Trabalhos Acadêmicos UGB



1. FORMATAÇÃO


Para apresentação dos trabalhos acadêmicos produzidos no UGB, no que diz respeito ao seu aspecto extrínseco, deverão ser considerados os seguintes parâmetros:


a) papel branco, formato A4 (21 cm x 29,7 cm) na posição vertical;


b) digitação na cor preta, exceto para ilustrações;


c) a fonte utilizada será Times New Roman, tamanho 12 para todo o corpo do texto, observando as exceções específicas apresentadas no decorrer deste manual (folhas prétextuais, as citações de mais de 3 linhas e notas explicativas);


d) espacejamento ou espaçamento: 1,5 linhas, exceto (citações com mais de 03 linhas, notas explicativas, notas de referências e os resumos em vernáculo), pois estes devem conter espaçamento simples.


As margens do trabalho serão definidas:


Superior: 3 cm

Esquerda: 3 cm

Direita: 2 cm

Inferior: 2 cm


Caminho no Word: Arquivo, Configurar Página. Verificar se na planilha: “tamanho do papel” está descrito A4, caso contrário a formatação não terá as margens que foram definidas.


Dica: Como programar o seu Word para as margens inferiores:


Confira se sua impressora está configurada para pepel A4;


Para ajustar a margem inferior, posicione com o mouse a régua situada à esquerda do computador e pressione o botão esquerdo do mouse para confirmar se está a 2 cm da margem inferior, aparecerá um pontilhado que permitirá a confirmação que caso não estiver, posicione com o mouse o cursor na linha imediatamente acima e pressione as teclas Ctrl + a tecla (fechar chaves e fechar colchetes }]) para descer a informação, até que alcance os 2 cm da margem inferior. Para subir a informação pressione as teclas Ctrl + a tecla (fechar chave e fechar colchete{ [ ), as teclas devem ser pressionadas quantas vezes forem necessárias para o alinhamento a 2 cm. observe a posição das chaves e dos colchetes para cada operação.

Os parágrafos não serão recuados e, entre um parágrafo e outro, deverá haver a seguinte configuração:


Obs: Para os trabalhos a serem apresentados pelos alunos do Curso de Direito, o início do parágrafo poderá constar recuo de 2 cm da margem esquerda, e apenas 1 enter separando um parágrafo do outro. Esta concessão tem em vista ser um curso que prioriza a preservação de aspectos tradicionais, inclusive na produção de documentos, tais como (petições, mandados de segurança etc).


Com relação à paginação, só serão numeradas as páginas textuais a partir da 2ª (segunda) folha da introdução e as páginas que constarem as referências. As páginas pré-textuais (exceto capa) serão apenas contadas, mas não numeradas. A localização da numeração será na margem superior à direita.

2. ILUSTRAÇÕES

Para as ilustrações, adotar a nomenclatura “figura” para: fotos, gráficos e outros tipos de ilustrações, com exceção de tabela, cuja nomenclatura será preservada. Sua inclusão na parte textual ou pós-textual dependerá do tamanho que contiverem, ou seja, até a medida de ½ A4, poderão ser mantidas na parte textual. Acima desta medida deverão ser colocadas em apêndice ou anexo. Com relação à numeração da figura ou tabela, bem como sua descrição, estes dados deverão ser mencionados na parte superior à esquerda da tabela ou figura, a indicação da fonte, quando necessária, deverá ser colocada na parte inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário